sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Livros interessantes sobre comportamento animal e etologia



Olá pessoal!




Bem vindos ao Blog de etologia e comportamento animal. Como todos que acompanham o blog são pessoas que apreciam, adoram ou amam o estudo do comportamento animal, resolvi começar escrevendo sobre alguns livros importantes, ou mesmo necessários para a compreensão dessa magnífica ciência.




Um livro que auxilia os iniciantes nessa ciência seria o Comportamento Animal - Uma Introdução à Ecologia Comportamental, do Professor Dr. Kleber Del Claro. A leitura é simples e não cientifica, mas mostra ao leitor como se adentrar nos estudos, e quais são as ferramentas básicas a serem usadas durante as pesquisas.




O Etologia - Principios e Reflexões, do autor Antonio Souto, seria uma outra literatura indicada para o conhecimento inicial do Comportamento Animal. O livro aborda aspectos como a história da etologia, ferramentas, etogramas e principais assuntos abordados na área, e tudo de maneira clara e agradável de ser lida.




O Animal Behavior, do autor norte americano John Alcock, merece um destaque quanto a sua completa abordagem do Comportamento Animal. O livro descreve o universo do mundo animal através de exemplos extraídos de trabalhos realizados por profissionais da área, dividindo a leitura em temas clássicos e modernos do Comportamento. É comum encontrá-lo como bibliografia obrigatória e básica em cursos de Etologia ou Comportamento Animal.




Introdução à Ecologia Comportamental, de J. R. Krebs, é outro livro recomendado como leitura básica em cursos de Etologia e Comportamento. De uma maneira obviamente ecológica, ele explica o comportamento intrínseco em uma população ou comunidade.




Outros livros importantes são:






  • The Behavior of Animals: mechanisms, functions, and evolution. J. J. Bolhuis.


  • Principles of Animal Behavior. L. A. Dugatkin.


  • Comportamento Animal. Carthy/ Howse.


  • Evolução e Modificação do Comportamento. Konrad Lorenz.


  • Fundamentos da Etologia. Konrad Lorenz.